Pages

domingo, julho 05, 2009

A morte do meu romantismo

Há alguns anos a Globo exibiu o seriado Os Maias, baseado na obra de Eça de Queiroz. Infelizmente eu não consegui assistir o seriado quando passou, a não ser por uns poucos capítulos e propagandas de capítulos seguintes.

Depois de muito tempo, descobri que lançaram o DVD do seriado. Mas ainda era muito caro e eu fiquei esperando o preço baixar. Mas, o preço não baixou e acabei comprando o DVD nesse final de semana.

Ainda não tive tempo de assistir, mas ao abrir a caixa, encontrei esse trechinho da obra escrito em uma das capas de uma das caixas :

Não tardou que se falasse em toda Lisboa da




paixão de Pedro da Maia pela negreira.




Ele a namorou à antiga, plantado a uma esquina, os




olhos cravados na janela dela. Paralisado de êxtase.




Os Maias, de Eça de Queiroz


"Ele a namorou à antiga." Isso me fez lembrar de Byron, do Romantismo e de um texto que li durante a faculdade que falava sobre O Amor Cortês. Esse era um tipo de amor que não era inteiramente platônico. Era baseado na atração sexual mas nem sempre (ou na maioria das vezes) era um amor concretizado... o homem fazia tudo o que podia pra se tornar merecedor do amor da mulher. No Romantismo, há um "quê" de inocência... mas há algo mais forte por trás também... talvez a atração sexual (hum...provavelmente...no mínimo isso). Mas o fato é que depois de ler esse trechinho do Eça de Queiroz e de me lembrar de Byron, do Romantismo e do Amor Cortês...isso me fez pensar que provavelmente o Romantismo e o Amor Cortês tenham sido manifestações "anormais" de amor... já que desde que o mundo é mundo as relações entre homens e mulheres têm se mantido da mesma forma na sua essência.

Até minha adolescência eu tinha essa idéia inocente e boba de romantismo como aquele entre Romeu e Julieta. Assim que virei adulta, esses ideais românticos que eu tinha e prezava tanto começaram a entrar em conflito com a vida real e diante da realidade, meu romantismo pereceu. Nem Romeu me pareceu mais convincente...afinal de contas, ele amava amava e amava a Rosalina antes de bater os olhos na Julieta, não é mesmo? Tanto drama para um amor tão inconstante quanto as fases da lua... ai ai... Ou seja...até Romeu me decepcionou... ou melhor, na verdade eu é que não queria enxergar a realidade...era meu romantismo lutando para não perecer...mas, não teve jeito... :(

Sei que pareço "blasé", mas o que fazer quando a realidade é tão dura a ponto de te desiludir?

2 comentários:

Márcia Vieira Serrano disse...

Aninha!!!!!!!
homem nao prestaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
ueheuheuheuhe
estou estou nos meus melhores dias pra comentar sobre issoooo!!!!!!!
masa uma certeza eu tenhooo ... homem nao presta euheuheue
:**

mori-morwen disse...

Você tá certa Marcinha!!!
ELES NÃO PRESTAM!!! :´(

Postar um comentário